segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como eu queria ser pérola...



   Sabem aquela concha fechada, que guarda para si a mais preciosa pérola? Como condená-la? Talvez esta concha tenha passado por problemas demais e então resolveu proteger a si e ao seu tesouro, quem sabe exploradores a tenham feito ser o que é hoje: isolada, distante e reservada... Existem maldades em excesso no mundo que faz com que qualquer um queira ser exatamente como esta concha, mas até ela entende que o valor só é atribuído ao seu precioso tesouro quando este é mostrado a todos, sem medos ou receios, apenas beleza e brilho escancarados, expostos para que todos possam admirar e poucos possam ter. Como eu queria ser uma pérola, sem muita cobiça como o ouro, sem histórias de dor, sofrimento e miséria como os diamantes, apenas bela, de certa forma rara e possuindo um certo valor. Surgindo como uma poeira, sendo transformada aos poucos e depois de muito tempo, guardada e protegida, passa a ser exibida como um símbolo de elegância. Cristais são frágeis demais, ouro já teve muita valia, hoje se tornou comum, diamantes possuem um passado terrível demais, assim como os rubis, esmeraldas e águas-marinha. Pérolas são diferentes, elas possuem história!

   Me inspirei em pesquisar também algo menos poético, pérolas históricas!


"Moça com brinco de pérolas" do artista holandês Johannes Vermeer, é sem dúvida a mais famosa obra da história das pérolas. Em 2004, Scarlett Johansson estrelou como 'Griet' a 'tal' moça utilizando o famoso brinco em um filme que tenta contar uma história sobre a vida pouco conhecida do artista.


"La peregrina" é outra das pérolas famosas e históricas, com seus 500 anos de vida, ainda desperta interesse, como o da atriz Elizabeth Taylor, que a ganhou de presente de dia dos namorados de Richard Burton em 1969. Anteriormente, sabe-se que pertenceu à rainha Maria Tudor, presenteada pelo noivo Felipe II que herdou a peça de Fernando V, da Espanha. Após Maria, esta peça passou a adornar o pescoço das rainhas, incluindo Margarite e Isabel. Sabe-se também que pertenceu a família de Napoleão e que foi vendido por questões financeiras.

   Atualmente, vemos pérolas em quase todos os lugares, pois estas peças encantam desde pessoas politicamente corretas como a atriz Emma Watson até famosos excêntricos como a cantora Lady Gaga, o importante mesmo é usar sempre que quiser ter um toque de requinte, independente de estilo ou idade. Aproveitem a dica.


0 comentários:

Postar um comentário